Alunos do Senai-RS disputam seletivas da WorldSkills no Brasil
Vinte e três estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) participam das seletivas nacionais da principal competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills. As provas para definir os representantes do país em 33 ocupações serão realizadas entre os dias 18 de setembro e 27 de outubro. O Rio Grande do Sul terá estudantes competindo em 18 ocupações. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. O diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, explica que as seletivas são o momento de trocar informações entre os Estados, “sempre em busca da excelência”. “É também o momento de avaliar e comparar os nossos alunos e métodos de ensino com outras localidades do Brasil”, ressalta.
Os jovens, com idades entre 17 e 21 anos, são das unidades do Senai de Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Esteio, Garibaldi, Montenegro, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Panambi e Sapucaia do Sul. Eles vão competir com outros 251 alunos de 22 Unidades da Federação. Das 33 provas, 12 serão 100% on-line e 21 serão presenciais, em unidades do Senai de cinco Estados: Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
As provas descritas como híbridas terão tarefas on-line para os competidores cumprirem na semana anterior das provas presenciais. Vale lembrar que algumas ocupações são em grupo, outras individuais. As provas devem mobilizar 252 avaliadores.
Marcada para 10 a 15 de setembro de 2024 em Lyon, na França, a 47ª edição do mundial deve reunir cerca de 1.500 competidores de 65 países. O Brasil figura entre os cinco melhores do mundo desde 2007, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição.
Novas ocupações projetam futuro do trabalho
Com o objetivo de desafiar os estudantes a reproduzirem com excelência tarefas complexas das profissões técnicas, a WorldSkills evolui junto com as tecnologias que estão transformando o mercado de trabalho. Assim, novas ocupações começam a ser disputadas no mundial.
Para Lyon, serão 60 ocupações. As novidades são Manufatura Aditiva, Construção Digital, Tecnologia em Design Industrial, Indústria 4.0, Integração de Sistemas Robóticos, Desenvolvimento de aplicativos móveis, Tecnologia Optoeletrônica, Tecnologia de veículos ferroviários e Energias renováveis.