Senai-RS inicia projeto de Bioeconomia
Nesta quinta-feira, o Senai-RS promoveu o kickoff do projeto em Bioeconomia que será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo é desenvolver tecnologias a partir de recursos biológicos e renováveis, com propósito de gerar produtos e serviços sustentáveis orientados para a descarbonização da indústria, considerando o âmbito da bioeconomia brasileira e impulsionando este mercado emergente de grande impacto ambiental, social e econômico. O gerente da Divisão de Inovação e Tecnologia, Victor Gomes, ressaltou que o encontro, que contou com os pesquisadores dos institutos do Senai envolvidos, além do professor da UFSM Leandro Carvalho, marca o começo de um projeto de extrema importância. “A Bioeconomia está entre os quatro temas para retomar o crescimento do país. É um tema estratégico, que ainda tem muitas perguntas e precisamos também de embasamento na área para ter ainda mais perguntas”, disse ele.
O diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, destacou que com este embasamento científico, a instituição poderá não só contribuir para o desenvolvimento industrial, mas também apontar direções e oportunidades.
As primeiras entregas do projeto serão um mapeamento inicial da biomassa do RS e especificar áreas em Bioeconomia para elaboração de projetos estruturantes.


