Você está aqui

Trator acessível da New Holland tem parceria com o Senai-RS

A New Holland lançou nesta segunda-feira (14/8) o primeiro trator agrícola acessível e que será fabricado no Brasil. É uma máquina destinada a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores, possibilitando que elas exerçam de maneira independente suas atividades no campo. O TL5 Acessível tem como principal objetivo dar oportunidade a essas pessoas de voltarem a exercer suas atividades com total autonomia. O novo produto tem parceria com o Senai-RS, por meio do Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Sensoriamento, e com as empresas Elevittá e Arteprima.

O trator foi pensado para proporcionar condições de trabalho iguais a todos no campo, oferecendo conforto, segurança e performance. Para isso, o TL5 Acessível é equipado com uma plataforma de elevação e um joystick, com o qual o operador comanda os movimentos necessários para fazer o seu próprio embarque/desembarque, tendo acesso ao assento do operador e comandos da máquina, que foi adaptada para facilitar as operações, mantendo o espaço interno e com excelente ergonomia. Além disso, este é um trator que pode ser utilizado em sua originalidade de fabricação, ou seja, ele pode ser operado também por pessoas sem mobilidade reduzida.

O novo produto utilizou recursos do Rota 2030 destinados ao programa do Senai que busca promover o desenvolvimento industrial e tecnológico para toda a cadeia do setor. “Fomentos como os do Rota 2030 são aplicados para dividir os riscos de desenvolvimento tecnológico com a indústria.  Neste caso, fomos além. Desenvolvemos tecnologia de impacto para a sociedade e, possivelmente, serão geradas três patentes brasileiras, relacionadas aos sistemas desenvolvidos”, afirma Victor Gomes, gerente da Divisão de Tecnologia e Inovação do Senai-RS.

“O Senai-RS atuou no desenvolvimento tecnológico em um projeto de aliança entre empresas que constituem a cadeia de fornecimento dos componentes para o trator”, explica o gerente do Instituto, Vitor Nardelli. O papel do Senai se deu no desenvolvimento do elevador que leva a pessoa à cabine e também no sistema de controles do joy-stick para a operação do trator usando apenas as mãos.

Conforme Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina, o Instituto Senai cuidou de toda a parte de eletrônica embarcada e de engenharia de software, trabalhando no desenvolvimento da tecnologia. “Eles pegaram a nossa prova de conceito e redesenvolveram o conceito do elevador, redesenhando a tecnologia para acessibilidade, como a parte do joystick do trator, por exemplo. Basicamente, eles desenvolveram a tecnologia e nós, como indústria, o produto”, sentenciou.

Publicado Terça-feira, 15 de Agosto de 2023 - 14h14